Blog Notícias

PAINEL

terça-feira, 17 de maio de 2011

Novo trauma de campina grande começa a funcionar


PDF Imprimir E-mail
17-Mai-2011
Ontem o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes começou a realizar a transferência dos pacientes para o novo Hospital de Traumas de Campina Grande. Foram transferidas inicialmente dez crianças com quadro estável de saúde e sem risco de complicações. O diretor técnico do HR, Flawber Cruz, informou que os adultos serão transferidos posteriormente para o novo local. De acordo com ele, isso ainda não aconteceu porque a cozinha do hospital ainda está em reforma. No dia 29 deste mês, os pacientes da Unidade Intensiva serão encaminhados para outros hospitais da cidade.

As dez crianças foram transferidas ontem à tarde, depois que os médicos do hospital realizaram uma última vistoria no local. De acordo com o diretor, gradativamente irão acontecer novas transferências, inicialmente dos adultos em estado estável, e posteriormente os pacientes da UTI. "Como a cozinha do novo Trauma ainda não ficou pronta, os adultos não puderam ser transferidos agora, masisso acontecerá em breve", disse. A partir do dia 29, tanto as crianças e adultos em estado mais grave e que precisam de oxigênio medicinal, serão primeiramente encaminhados a outros hospital da cidade, que também disponibilizem UTIs.

O diretor explicou que no mesmo dia acontecerá a tranferência dos cilindros de rede de gases do Regional para o Trauma. "Esse gás é canalizado para as enfermarias e UTIs, e são utilizados como balões de oxigênio. Somente depois da instalação destes equipamentos, que vai durar cerca de quatro dias, é que os pacientes das UTIs serão encaminhados ao novo hospital", contou. De acordo com a assessoria do Hospital, no novo Trauma não acontecerão os atendimentos ambulatoriais, que hoje equivalem a 60% dos atendimentos realizados no Regional. A expectativa é de que com a exclusão destes serviços, os pacientes de traumas tenham um atendimento mais adequado.

A assessoria também informou que o cronograma de transferências segue entre os dias 23 e 27, quando acontece o treinamento dos técnicos em Radiologia, instalação de central de informática e abertura da central de imagens. Entre os dias 30 de maio e 03 de junho será feita a instalação da central transfusional e do laboratório de análises clínicas. Entre 06 e 10 serão abertas três salas cirúrgicas. No dia 17 será aberta a área de trauma com o atendimento dos casos de urgência e emergência. Entre 20 e 26, acontece a abertura do setor de queimados, e no dia 27, serão abertas mais três salas cirúrgicas.

Db

Nenhum comentário:

Postar um comentário