Blog Notícias

PAINEL

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Gol compra Webjet com “desconto” de R$ 200 milhões

Boeing 737: a família mais barata  usada pela Webjet e da Gol

A Gol Linhas Aéreas acertou a compra de sua concorrente Webjet, quarta maior companhia aérea do país. O anúncio será feito  por volta das 17h00 de hoje. A companhia comandada por Constantino Junior deverá desembolsar 300 milhões de reais pela Webjet. O valor está bem abaixo de avaliações de mercado, que estimavam um preço de 500 milhões de reais, considerando um múltiplo de seis vezes o Ebitda da companhia em 2010.
Há algumas explicações para o “desconto”. A Webjet, que pertence ao empresário Guilherme Paulus, fundador da CVC, está com uma dívidade aproximadamente 250 milhões de reais, sendo que boa parte disso é de curto e médio prazo. Os altos custos operacionais, muito pressionados pela alta do petróleo, e a idade avançada da frota de 20 aviões da Webjet também depreciaram seu valor. A desistência do IPO no mês passado deixou a empresa sem muita saída, o que facilitou o negócio para a Gol.
A pessoas próximas, Constantino Junior disse que a Gol ganha em capilaridade de malha com a aquisição da Webjet. A empresa tem vôos complementares aos da Gol e também possui slots em Brasília e Guarulhos, apesar de não ter posição relevante em Congonhas.
Uma das primeiras medidas a ser tomada pela Gol na nova companhia será o início da renovação da frota, substituindo os antigos Boeing 737-300 por aeronaves mais novas, como os Boeing 737-800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário