Blog Notícias

PAINEL

domingo, 6 de julho de 2014

São José da Mata e Galante recebem Centros de Especialidades Odontológicas

A partir desta segunda-feira, 07, a população dos distritos de São José da Mata e Galante, na Zona Rural de Campina Grande, irá contar com novos serviços de atendimento odontológico. O prefeito Romero Rodrigues vai entregar um Centro de Especialidades Odontológicas – CEO para cada uma das localidades, beneficiando 32 mil pessoas daquelas comunidades. As inaugurações vão acontecer pela manhã e contarão com a participação do coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca.
Financiada pelo Governo Federal, a implantação dos dois CEOs custou R$120 mil e cada um receberá repasses de R$ 8.250 para custeio mensal das atividades, mais contrapartida da Prefeitura. Os estabelecimentos, que são do Tipo I, fazem parte do Programa Brasil Sorridente, oferecendo serviços de diagnóstico bucal, com ênfase voltada para diagnosticar e detectar o câncer de boca. Também serão disponibilizados tratamento de periodontia, endodontia, cirurgia oral menor dos tecidos moles e duros, além de atendimentos para portadores de necessidades especiais.
Os novos Centros de Especialidades Odontológicas irão funcionar na Unidade Mista de Saúde (Galante) e no Centro de Saúde Severino Bezerra Cabral (São José da Mata). Cada unidade terá três equipes, formadas por dentista e auxiliar técnico. O tratamento oferecido nos CEOs é uma continuidade do trabalho pelas equipes de saúde bucal da Estratégia de Saúde da Família, que fazem o primeiro atendimento ao paciente e encaminham os casos mais complexos ao serviço especializado.
De acordo com a secretária interina de saúde, Luzia Pinto, de 2013 até agora, a Prefeitura ampliou de 40 para 54 o número de equipes de saúde bucal no município. “A ampliação e qualificação dos atendimentos odontológicos é uma das nossas prioridades na área da saúde. Além de ser é um direito essencial, o acesso a estes serviços também promove a dignidade e resgata a autoestima das pessoas”, avaliou a secretária.
Atualmente, Campina Grande conta com um CEO no Centro de Saúde Dr. Francisco Pinto. Após passar por obras de reforma para adequação do espaço, o CEO que funcionava na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB deverá funcionar no Centro de Saúde do Catolé nos próximos 30 dias. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), sete cirurgiões bucomaxilos realizam os atendimentos de urgência e emergência, durante a noite, de segunda à sexta. Aos sábados e domingos, os plantões são 24h.
INAUGURAÇÕES
Horário: 08h30
Local: Unidade Mista de Saúde – Rua Antonio Pimentel, s/n – Galante
Horário: 10h30
Local: Centro de Saúde Severino Bezerra Cabral – Rua Pedro II, s/n – São José da Mata

Nenhum comentário:

Postar um comentário